quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ansiedade e Comida!!!



Medo e ansiedade são reações emocionais diante do perigo. No medo, o perigo é real, externo, como estar diante de um animal selvagem. Constitui importante mecanismo de preservação. A ansiedade é emoção subjetiva, desagradável, voltada para o futuro, desproporcional ao perigo que, ou inexiste ou é pouco significativo.
Implica em sintomas físicos (taquicardia, nó na garganta, boca seca, tremores, etc), psicológicas (medo, sensação de desconforto interno, apreensão, sensação de falta de controle, mal estar indefinido etc) e comportamentais (evitar a situação temida, negar a ansiedade, “narcotizar “a sensação desagradável com álcool, drogas ou... comida.)
O alimento exerce alívio de curtíssimo prazo na sensação desagradável, que logo após volta reforçada pela culpa, levando-a a comer de novo para aliviar a tensão, e assim sucessivamente. Os mais leves sinais de ansiedade, mesmo antes de serem percebido pela consciência, são amortecidos pela comida. Utilizando esse processo a pessoa engorda e começa a evitar situações diversas por sentir-se inadequada. Situações sociais, atividade física, eventos culturais e toda uma série de situações prazerosas. A ansiedade aumenta e a comida que era um prazer se torna O PRAZER ou uma forma de “lenitivo” para os problemas da vida. E o único “problema” que ela resolve é o da fome e da nutrição.
Outras pessoas perambulam de dieta em dieta, engordam e emagrecem, fazem “regime” algum tempo para perder “algum peso” e voltam a engordar. A auto-estima está absolutamente abalada. Comem sem fome, se auto-sabotam, parece que querem e não querem a mesma coisa ao mesmo tempo, o que leva a angústia.
Se a ansiedade estiver presente no comportamento alimentar e não for identificada e trabalhada, põe por terra os mais sinceros e competentes programas médico-nutricionais.
Essa é a função da psicologia. Levar a pessoa a desvincular a fome da ansiedade.Pesquisar e tratar o que, fora a fome, a leva ao prato. Levá-la a comer quando tem fome e a não comer quando estiver ansiosa. A propor outras soluções para a ansiedade, que não a comida. A modificar seu estilo de vida permitindo-lhe emagrecer E PERMANECER MAGRA e não apenas FAZER MAIS UMA DIETA PARA PERDER ALGUM PESO POR ALGUM TEMPO.
Vamos a algumas dicas :
  • Não tenha pressa para emagrecer.
  • Estabeleça metas viáveis.
  • Emagreça POR VOCÊ, não pelos outros.
  • PREOCUPE-SE COM O PROCESSO. OS RESULTADOS VIRÃO COMO CONSEQÜÊNCIA.
  • Aumente as fontes de prazer. A comida é um prazer e não O PRAZER. Não evite situações porque está gorda.
  • Pratique atividade física. O melhor exercício é aquele que mesmo cansada hoje, você sente vontade de fazer amanhã.
  • Pratique alguma forma de relaxamento.
  • Esqueça as “dietas loucas”, milagrosas. Troque o “regime” pela reorientação nutricional.
  • A sensação de falta de controle é pior que a falta de controle em si. O problema não é um bom-bom, mas a caixa toda, se você partir para o “perdido por um”...
  • Lembre-se, o erro é oportunidade de aprendizado. Errou? Corrige! Caiu? Levanta!
  • Seja feliz enquanto emagrece. Não espere emagrecer para ser feliz.
  • Emagrecimento se baseia num tripé: nutrição adequada, atividade física e EQUILÍBRIO PSICOLÓGICO.
Em muitos casos, é necessário acompanhamento psicológico. Se for o seu caso, não se envergonhe! Você precisará ter as emoções a seu lado para emagrecer e PERMANECER MAGRA.


Fonte: TOMMASO
(Dr. Marco Antonio De Tommaso) - Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo. Atuou no Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas (USP). Credenciado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. Consultor da Unilever - campanha pela Real Beleza da Dove. Psicólogo das Agências Elite e L'Equipe de Modelos. Contatos: tommaso@terra.com.br e www.tommaso.psc.br

10 comentários

Carol disse...

Amore! Eu deletei e postei de novo... eu acho que o problema está aqui, pois vi no blog das outras meninas que o seu tb não está atualizando!!
Bjos elindo fim de semana!!!

Carolina disse...

Hummm adorei o post
bjos meus

Ingrith disse...

Muito bom!

Carol disse...

Bjos no coração querida e espero vc em meu blog para responder a enquete!!! Bjos

Cris Fênix disse...

Oi, passei para saber como vc está e desejar uma ótima semana!
Beijos

Ana Amélia disse...

Oi amiga, parabens pelo seu niver, me perdoa por não ter te desejado ontem, mas foi correria aqui no trabalho!
Mas pensei em vc!
FELICIDADES SEMPRE!!!!!
Bjs

Carolina Arcanjo disse...

Oi miga!
Amei seu blog, estarei por aki sempre, passei pra dizer um oi e te parabenizar pelas conquistas!
Bjs e bom fds e estou te seguindo!
1 xeruh!
Carolsinha!

Lei disse...

linda!!
tem um selinho para vc no meu blog!
beijos

Muriel disse...

oi, linda , ansiedade falou comigo ... Acho que é com todo mundo ... muito difícil de se lidar ....
Preciso aprender ....

Tem selinho pra vc no meu blog ....
Bjos ....
Bai .....

Cris Fênix disse...

Oi moça, como vc está?
Faz tempo que eu não falo com vc.
òtima semana!
Beijos