sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Privações de uma vida OBESA... Porque?



Olá amigos e amigas.

Esta semana fiquei analisando minha vida pré e pós gastroplastia.
Tá eu sei nem tem como comparar, porém não estava fazendo comparações, apenas analisando e constatando a magnitude e os benefícios da gastroplastia na minha vida.
Também sei que são várias, já citei inúmeras aqui no blog, boas ou ruins, positivas ou negativas o famoso ÔNUS e BÔNUS! Mas com certeza a maior delas e a mais simples é a de VIVER... de se permitir VIVER!!!

Antes vivia praticamente enclausurada em uma vida sem perpectivas, sem muitas esperanças e praticamente ZERO de emoções. Presa em um corpo que me privava de viver, se sair pelo mundo buscando novas emoçoes e sentidos.

Aí você se pergunta "Mas porque ela fazia isso?" Chega a um ponto que já fazemos isso quase que sem querer, por instinto de defesa, de proteção mesmo para com a gente e com amigos e familiares que nos rodeiam. Criamos um escudo, auto-defesa.
Calma, calma que vou me explicar.

Nunca fui muito dada a cerimônias e rapapés, muito menos tive papas na lingua, meu pai sempre diz que sou "barraqueira" mesmo e se tiverem que gostar de mim terão que me conhecer e aprender a me amar hehehe AME-A ou DEXE-A ...hehehe

No início me importava sim com olhares maldosos, comentários horrendos sobre meu tamanho, meu peso etc... Muitas vezes revidava a uma simples piadinha. Esquentada ao extremo! Tipo BATEU LEVOU? Eu era assim mesmo!
Com o tempo fui meio que me "bitolando" usando aquelas viseiras de cavalos sabem? Saía sem olhar muito para os lados e quem quisesse olhar e falar que falasse, desde que não me abordassem e me deixassem quieta em meu canto, por mim tudo tranquilo.

Porém nem tentassem puxar assunto sobre o tema, ou simplesmente papo de conselhos para emagrecer(acreditem abordagens sobre este tema, foram muitas, muitas mesmo) que daí não me responsabilizava pela minha resposta;quase sempre mal educada...

Com o tempo, vamos nos acomodando porque vemos que não adianta espernearmos, o preconceito está em todo lugar e não é de uma minoria, mas da maioria mesmo e sendo assim teremos de brigar com a maioria do mundo e isso vai cansando, esgotando, estafando a um ponto que você começa a deixar de lado.

É complicado ser uma pessoa OBESA, num mundo focado e doutrinado a achar que "Obesidade" é uma condição de desleixo da pessoa em si e não uma doença séria. Pior ainda, um mundo que não fora feito para gente nessas condições. Somos na maioria das vezes desprezados, humilhados e axincalhados por sermos GORDOS!

Mas até aí então, criei escudos para me proteger, porém apartir do momento que isso fere pessoas que você ama, amigos e familiares que se entristecem por não poderem brigar com o MUNDO por você, aí fere mesmo!

Certa vez estávamos num restaurante(eu, meu pai, minha filha, marido, e uma pá de familiares comemorando um aniversário de um tio meu)de um parque aquático de Santa Catarina. O serviço era de buffet, então lá fomos todos o familiares nos servimos, e como a fila estava grande deixei para ir me servir com minha filha por último. Meu pai e marido ficaram na mesa, num determinado momento olhei para eles e meu pai estava com uma espressão facial transtornada, olhava com expressão de ódio e prestes a levantar e ir tomar satisfações com uma família de uma mesa ao lado.
Ao retornar a mesa perguntei o que estava havendo, meu marido comentou que ao me levantar com minha filha, eles todos me olharam, fizeram expressões de xacota pelo meu tamanho, começaram a rir e fazer piadinhas em alto e bom tom, chamando-me de elefoa com seu filhote, inflando as bochechas para me imitarem e etc...
Notei juntamente com o olhar de raiva de meu pai, tristeza por não poder me proteger daquela cena ridícula, sua vontade era de partir para cima deles e tomar satisfações, porém o ambiente e nossos outros parentes que ali estavam impediam que exercesse sua vontade.
Também o aconselhei que de nada adiantaria fazer escândalos, só aumentaria o vexame e minha humilhação.

Aí você começa a reavaliar seus conceitos do tipo, como não temos como "BRIGAR e GRITAR" com o mundo, para não sofrermos ainda mais nos privamos de muitas coisas.
Comecei evitar sair em público, evitar de fazer programas com aglomerações de pessoas estranhas como teatros, cinemas(até porque em muitos teatros,cinemas as poltronas são pequenas e não conseguimos sentarmos confortavelmente)restaurantes, shows, eventos em geral.
Vamos nos fechando em nosso mundinho, para nos protegermos e protegermos quem amamos e vamos nos esquecendo de viver.

Deixando a vida passar meio que por imposição, como se não merecessemos tanto quanto qualquer outro ser humano estar ali.
Mais uma condição imposta pela OBESIDADE meus amigos.


Aí então fiquei avaliando como deixei de viver anos após anos...Dias após dias...
Hoje sou serelepe, irriquieta, travessa, dirijo meu carro, tenho disposição para sair, fazer festas, ir ao cinema, teatro, eventos, e curto cada segundo de vida que transborda em mim.
Ainda não estou na condição MAGRA... Tenho muitos quilinho e plásticas a fazer para estar nesta condição, como já falei, jamais serei magra, apenas EMAGRECIDA; mas ainda há um longo caminho a percorrer e estou disposta a segui-lo!

Porém HOJE e mais importante... VIVO e me permito VIVER!!!

Benefícios da gastroplastia! \O/ Já postei aqui em outros posts que sempre há o "ÔNUS do BÔNUS" ou o "BÔNUS do ÔNUS" os dois lados da moeda. Vantagens e desvantagens!!!
Mas se eu tivesse que arriscar? Sem pestanejar, sem ao menos titubear, APOSTARIA TODAS, TODAS minhas fichas TUDO DENOVO!!!

E nossos SONHOS?
Fui guardando num cantinho todo especial aqueles SONHOS que sempre idealizamos realizar, sonhos ousados, sonhos pequenos, sonhos que nos mantem vivos.
Depois da minha gastro já realizei alguns( fui ao show do Vitor e Léo, cantei muitooooo lembrando da minha enfermeira Grazi e Dani que cantavam as musicas deles para mim na UTI para me alegrar), saí do hospital obstinada, com a certeza de que se Deus não me permitiu morrer naquele dia, tinha planos para mim! E aqueles sonhos que sempre adiei por condições sejam eles emocionais, financeiras ou comodismo mesmo eu iria tentar realiza-los!

Quero conhecer o Rio de Janeiro, a terra aonde nasci e nunca mais retornei. Preciso e VOU ao Cristo Redentor. Porém imaginem que precisarei sair de lá amparada, porque vou me esbugalhar chorando de emoção hehehe

Eu com certeza vou fazer aquela viagem especial em família, uma não muitas, para lugares especiais que vamos definir e fazer roteiros maravilhosos!!!

Vou entrar de joelhos no santurário de Aparecida, a santa que ficou comigo na UTI o tempo todo. Chego a me arrepiar!

Vou me formar em Jornalismo, fiz 03 semestres e tranquei a matrícula por falta de grana mesmo! Mas se Deus quiser me formo em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo ou Relações Públicas! (Já que para ser Jornalista não precisa mais de Diploma o que sou certamente CONTRA).

Vou curtir uma festa do PLANETA ATLÂNTIDA na praia de Xangrilá! Quantas e quantas vezes curti pela TVCOM sonhando com o momento de estar lá, pulando, gritando, vibrando!

Vou REALIZAR muitos, mas muitos sonhos! Todos quantos eu puder buscar, tantos quantos eu puder merecer e conquistar!!!

Mudando nem tanto de assunto, no final de dezembro a clínica a qual fiz minha cirurgia, CENTROBESI, comemorou 11 anos de sucesso. Fizemos uma janta( escrevi fizemos, porque a metida aqui fez parte da comissão que organizou) hehe...
A Janta foi na Churrascaria Gaudério e contou com a presença de mais de 50 cirurgiados com seus familiares e amigos.
Noite mágica e mais que perfeita. Neste dia também pude mostrar ao meu DR. LUCIANO NETO SANTOS a homenagem que fiz a ele, uma tatoo de um ANJO e nela escrito no pergaminho DR. LucianJo!!!
Ta aí então minha singela homenagem ao homem que salvou minha vida! Óbvio que ele está comigo na foto, ficou todo emocionado quando viu a foto no vídeo do telão e não hesitou ao bater foto com minha tatoo hehehe


Meu ANJO e Eu!!!



Homenagem mais que merecida a este médico que é um verdadeiro ANJO!!!


Por hoje era isso caros amigos, sintam-se beijados e acarinhados por mim.
Obrigada pela companhia na leitura e por acompanharem meu blog.
Bjokasssss

9 comentários

Annie x Gastroplastia disse...

Oi linda... gostei do blog.... faço a cirurgia 22/2... estou ansiosa... mais mt feliz... teu post anima muito.. um bjo!

Annie x Gastroplastia disse...

To te seguindo tb!

blogdananny disse...

Muito bom seu post!!!! Eu retomei meu blog, estou comemorando 2 anos de cirurgia, depois dá uma passadinha la pra conferir meu post de aniversário!
bjs
Nanny

Juliana disse...

Oieee =)

Tudo beem?

Ahh, eu adorei o seu blog. Ele é mais um de muitos que está me ajudando e me incentivando nessa etapa da minha vida =)

Eu virei borboleta dia 24 de fevereiro, fazem uns 18 dias mais ou menos.

Estou seguindo o seu blog, se quiser, segue o meu também: http://noparesnuncadesonar.blogspot.com/

Beeijos e Parabéns pela recuperação!

Pam disse...

Adorei o post...
Tua história, com certeza se confunde com a de muitos outros obesos...
Espero que em pouco tempo eu tbm sinta a mesma felicidade que tu tá sentindo agora...
Um abração, sorte e sucesso...

Martikaⓡ disse...

que post maravilhoso Diva! PArabéns por todas suas conquistas

Juliana disse...

Oiee,

Então, eu também dissolvia tudo como eu disse no meu blog, mas agora que eu estou na dieta solida já não dissolvo mais nada não. Ainda é um pouco ruim pra engolir, mas dá pra encarar, rs.

Muito obrigada pela resposta =)

Beeijos

Juliana disse...

Oiee,

Então, eu também dissolvia tudo como eu disse no meu blog, mas agora que eu estou na dieta solida já não dissolvo mais nada não. Ainda é um pouco ruim pra engolir, mas dá pra encarar, rs.

Muito obrigada pela resposta =)

Beeijos

Ingrid Cibele disse...

cade vc, queremos noticias...Passando pra te desejar uma ótima semana...beijos