quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Oh Vida corrida esta né? Difícil? Imagine com um'PLATÔ' no meio então? Afff




Boa noite, bom quer dizer... Olá galera do blog Obesileve!!!
Neste exato momento em que estou enfrente ao pc é 21:10 do dia 12 de agosto de 2010...
Quase dois anos de gastro e cá estou eu diminuindo quilos, somando perdas, dividindo ganhos e multiplicando experiências da gastroplastia.

Ao longo deste tempo me deparei com inúmeras histórias de homens e mulheres que passaram ou iriam passar pela gastro, algumas bem sucedidas outras a caminho do sucesso e uma minoria desestimulada por diversos "problemas" que encontraram ao longo de suas jornadas.
Para estas pessoas o que tenho a dizer? Persistam, NUNCA desistam porque a persistência é o caminho do êxito! Lembram de umas das minhas três frases que tenho como lema?
Vale muito a pena a persistência. Não há vitória gloriosa, não há sabor mais delicioso de sucesso do que aquela conquistada com muito esforço, suor e lágrimas. Damos mais valor aquilo que conquistamos com demasiado sacrifício não é mesmo?

Mas então, fiz todo este rodeio para chegar até aqui e comentar que estou numa fase da minha gastro que parece um tanto desanimadora para muitos, porém para outros fase de arregaçar as mangas e continuar lutando diariamente contra esta doença chamada obesidade.
Ouvi muito minha amiga e musa inspiradora Tati Brenner dizer que " A Lua de mel com a gastroplastia" acaba logo, e realmente ela tem toda razão, em média dura DOIS anos. E quanto mais a gente se aproxima deste aniversário mais difícil torna-se a perda de peso ou simplesmente manter-se no peso alcançado.

No meu caso eliminei 80 quilos, sim realmente é uma vitória e tanto, eliminar 80 quilos não é para todos. Porém o que não é segredo para ninguém iniciei minha gastro com 190Kg, ou seja eliminei 42,10% do meu excesso de peso, porem ainda estou pesando 110 quilos e cada dia mais difícil eliminar o restante que me falta eliminar para chegar a meta do meu médico e principalmente a minha.
Pela meta do meu médico faltariam 25Kg, sendo assim chegaria aos 85Kg sonhados por mim como a maioria das crianças sonham com "papai noel".
Só que destes 25kg ainda "faltantes" preciso eliminar no mínimo 15Kg, porque os outros 10kg seriam excesso de pele e pelo que visualizo no espelho dia após dia é muita pele flácida e inútil mesmo que há em meu corpo para ser retirada. O famoso avental(pele da barriga), asa de morcego(naquela parte do braço do tchau-tchau), na parte interna das coxas, os seios, nas costas etc... Ô mo pai!!!

Muitas vezes me pergunto ... "Porque não consigo eliminar com tanta facilidade estes últimos 15Kg?" Para enfim partir para a próxima etapa do meu tratamento, as temíveis porém necessárias plásticas?
Porque todas ou quase todas nós precisamos enfrentar este horrível e vilão PLATÔ???
O que fazer então para vencê-lo?
Pesquisando em diversos artigos sobre o assunto e em consultas com a nutricionista e naquelas famosas reuniões de grupo que comentei em posts passados que é muito importantes segui-las encontrei várias dicas que vou repassá-las aqui com seus devidos créditos.

Efeito Platô – O que fazer quando a balança emperra

Não existe nada mais frustrante e desanimador do que estar seguindo uma dieta, fazendo exercícios, indo bem em seu emagrecimento e de repente perceber que os ponteiros da balança já não saem mais do lugar. Neste momento a sensação de “meu mundo caiu” vem com força total para derrubar sua alto estima. Você começa a achar que está fazendo algo de errado e a falta de credibilidade em si mesmo por achar que nunca vai conseguir atingir seus objetivos aumenta, e esses são os piores danos que o Platô pode nos causar. Mas não se deixe abater, no efeito platô não existe um culpado, ele pode acontecer a qualquer um em qualquer momento, simplesmente o seu organismo está se adaptando a uma situação a ele imposta.
Se segue uma dieta balanceada, uma diminuição gradual de suas calorias e seus exercícios frequentemente provavelmente não entrará no efeito platô.

Efeito Platô nas dietas hipercalóricas
A necessidade calórica que precisa para manter o peso varia de acordo com a composição corporal e estilo de vida de cada pessoa. Com a Calculadora de Calorias diárias você pode descobrir seu TMB, sua Taxa de Metabolismo Basal que é a quantidade mínima de calorias necessária para manter as funções vitais no atual peso. Se o que está consumindo for maior ou igual ao seu TMB entrará no platô facilmente. Sem contar que nestas dietas as gordura corporal pode estar dando lugar a massa muscular se caso tem uma atividade física, o que a balança não saberia diferenciar.
Como sair dele
Neste caso o ideal é refazer seus cálculos de TMB a cada 2 ou 3 semanas e diminuir gradualmente. Sem nunca deixar de fazer seus exercícios.
Efeito platô nas dietas de emergência

Dietas de baixas calorias também podem causar o efeito platô, o que se torna mais difícil sair dele pois não se pode abaixar mais essas calorias. Não é segredo que em dietas de emagrecimento rápido além de gordura o organismo perde muita massa muscular e líquidos, e essa perda pode influenciar na quantidade de calorias a serem queimadas. Ou seja você perde músculos e animo para continuar com suas atividades físicas, e isso altera seus gastos calóricos. Além do que em dietas assim seu organismo se habitua a essas poucas calorias e começa a armazenar, do pouco que recebe, isso é seu sistema de defesa entrando em ação.
Como sair dele
Além de refazer seus cálculos periodicamente, não abaixe suas calorias diárias mantenha diminuição gradual do que precisa para se manter ativa e faça exercícios para fortalecer os músculos. O que ajuda bastante para evitar a flacidez.
Resumindo

* A dieta balanceada é sempre a melhor opção.
* Reveja seu plano alimentar com frequência de acordo com seu TMB sem diminuir muito de uma vez só.
* Mexa-se, se não faz atividades físicas já é hora de começar, ou se já faz tente reavaliar essas atividades focando sua musculatura.
* Não se apegue à balança, ela só saber medir o peso, e não as mudanças de seu corpo, use fitas métricas ou uma roupa de número menor para “medir” seu emagrecimento. Ainda mais que pode estar trocando gordura por massa muscular, no caso de quem faz malhação.
* Tenha muita paciência, o Efeito platô é uma reação natural de seu organismo mas pode ser mudada.
* Mantenha- se firme em busca de seus bons resultados, desistir agora nem pensar.
* Não se sinta nunca culpado, mantenha sua alto estima e confiança em sua força de vontade, isso é sempre o mais importante.

Fonte: site/Blog Dieta e Beleza
Outros artigo muito bom para ler no site Minha Vida

Então amigos, nada de desanimar ou cair na deprê, bola para frente e vamos juntos sair desta fase que bem sabemos ser pra lá de complicada, mas que não nos impedirá de sair dela e vencermos nossa LUTA diária contra a obesidade.

Tenho tentado diariamente fazer minha parte! Ô mo pai que luta!!! Mas enfim Não há mal que dure para sempre!!!

Espero ter ajudado a esclarecer sobre o temido Platô a todos vocês.
Quero agradecer o carinho e as postagens em comentários no blog, de coração agradeço muito. Sem o apoio de vocês minha caminhada seria imensamente mais árdua e infinitamente mais penosa. Obrigaduuuuuuuu

Beijos em todos!

5 comentários

Ingrid Cibele disse...

nanny quero te parabenizar pelo resultado fantastico que vc vem obtendo, fique firme menina que tudo vai dar certo....vc já é uma vitoriosa...beijos

Beta disse...

Olá! Estou me preparando para a bariátrica e morrendo de medo/esperança. Estou seguindo você, tá?!

Beijinhos!

Beta

Editora disse...

Olá,
Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de conteúdo e produtos gratuitos para os usuários de seu site. E também, remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
Atenciosamente,
Roberto Lion Motta

Editora Quantum – Revista VendaMais
http://www.editoraquantum.com.br

Lucy Britto disse...

Oi Nanny
legal isso de depois de 02 anos quase da cirurgia vc estar assim tão bem

seja muito bem vinda em meu espaço tbm
http://percapeso-ganhefelicidade.blogspot.com/

bjs...

Ingrid Cibele disse...

Te desejo um final de ano cheio de alegrias, felicidades, luz, amor e união...um ótimo ano novo...beijos
http://eufizgastroplastia2.blogspot.com