
Olá galerinha blogueira, como foi o final de semana? Agitado?
o meu foi pacatinho, pacatinho, mais parado que água de poço.
Pensei em postar algumas coisas no Blog, mas meu mouse tratou de pifar, aí já viu né?
Só hoje o marido providenciou outro, GRAÇAS À DEUS!!!
Bom, hoje tive a reunião do Grupo aberto da clínica Centrobesi, do meu cirurgião!
Toda última segunda-feira do mês tem reuniões com um grupo de gastroplastizados, familiares, e futuros gastroplastizados.(Acho que todos os cirurgiões que efetuam gastroplastia, possuem seus grupos de apoio e fazem reuniões, isso é quase uma regra dentre as equipes)
Sabe que desde que participo achava que um dia me cansaria e seria insignificante, pois bem, tratei de desmistificar isso rapidinho com vários exemplos que acompanho lá.
Tem pessoas com 05, 06 anos de operadas que ainda frequentam as reuniões, e estas são as que mais apresentam sucesso em sua tragetória.
Hoje acompanhei o caso de uma cirurgiada à mais de 02 anos e que por motivos particulares afastou-se das reuniões e de seguir a riscas as recomendações prescritas pela nutricionista e demais médicos.
Ela retornou hoje a reunião e assumiu com uma coragem impressionante e sinceridade maior ainda que está precisando de ajuda, que voltou a engordar e trocou a compulsão alimentícia por bebida.
Relato impressionante e muito importante para quem como eu, ainda se sente um "baby" no mundo da gastroplastia!
Pessoas que apresentam obesidade mórbida, chegaram a este quadro por N motivos, fatores dos mais diversos possíveis, e citarei o meu exemplo, que foi compulsão por comida, aliado ao distúrbio hormonal e psíquico(traumas de infância após a separação dos meus pais etc...)
Compulsão é coisa séria, e por isso todo gastroplastizado tem acompanhamento psicológico, porque operamos o estômago e não a cabeça. E se vc não tiver uma boa base de acompanhamento surta mesmo!
Muitos trocam a compulsão por comida, por outras compulsões, como por exemplo o álcool, cigarro, roupas, maquiagem, bijous, compras(mesmo que desnecessárias), etc...
Você já parou pra pensar o que é Compulsão?
As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio de ansiedade e/ou angústia. São hábitos mal adaptativos que já foram executados inúmeras vezes e acontecem quase automaticamente.
Continuação...
Diz-se que esses comportamentos compulsivos são mal adaptativos porque, apesar do objetivo que têm de proporcionar algum alívio de tensões emocionais, normalmente não se adaptam ao bem estar mental pleno, ao conforto físico e à adaptação social. Eles se caracterizam por serem repetitivos e por se apresentarem de forma frequente e excessiva. A gratificação que segue ao ato, seja ela o prazer ou alívio do desprazer, reforça a pessoa a repeti-lo mas, com o tempo, depois desse alívio imediato, segue-se uma sensação negativa por não ter resistido ao impulso de realizá-lo. Mesmo assim, a gratificação inicial (o reforço positivo) permanece mais forte, levando a repetição.
Por exemplo:
- Se a pessoa é acometida pela ideia (contra sua vontade) de que está se contaminando através de alguma sujeita nas mãos, terá pronto alívio em lavar as mãos. Entretanto, se tiver que lavar as mãos 40 vezes por dia, ao invés de adaptar essa atitude acaba por esgotar.
- Se a pessoa é acometida pela ideia de que seus pais sofrerão algum acidente fatal, poderá conseguir alívio da angústia gerada por esses pensamentos se, por exemplo, bater 3 vezes na madeira... Mas tiver que bater na madeira 40 vezes por dia, ao invés de aliviar, essa atitude acaba por constranger e frustrar.
- Se a pessoa tem um pensamento incômodo de que aquilo que acabou de comer poderá engordá-la, terá alívio dessa sensação provocando o vômito, ou tomando laxantes...
Sempre tem aqueles que acham que gastroplastia é MILAGRE e que podemos comer de um tudo, mesmo que em menor quantidades, mas que jamais engordaremos novamente...LEDO ENGANO!
Gastroplastia é coisa séria, e precisa ser levada a sério por todos pacientes que se submetem a esta técnica!
Por isso, deixo aqui meu aviso aqueles que estão em busca de sua gastroplastia.
Busque informar-se com sua equipe sobre as reuniões do seu grupo, vá, frequente e não deixe jamais de participar.
É vital e essencial na sua recuperação e sucesso da sua gastroplastia!
Faça suas consultas individuais com sua psicóloga, estas são de extrema importância, acompanhamento pré e pós é uma garantia sua, para a sua saúde e sua vida!
Porém grupos de discussão sempre são ótima pedidas tb!
Espero que levem em consideração minhas dicas!
Sintam-se todos beijados.
(volto logo, agora com mouse novo e bom, tô podendo! hehehe)

Fonte sobre Compulsão:
Cerebromente